obraAfrente_amarelo.png

1. Obra à Frente contempla artistas, fotógrafxs e amantes de arte urbana que querem seguir novas criações dentro da cidade de Brasília. O projeto é uma plataforma que facilita o contato entre moradores/comerciantes interessadxs em preencher com arte as fachadas de seus espaços e artistas à procura de espaços para suas obras.

2. Cadastro de espaços

Para cadastrar seu espaço, acesse o link ESPAÇOS, preencha os dados e faça o upload de uma foto da área externa que pretende ser pintada. O cadastro é totalmente gratuito. Depois acesse o link ARTISTAS e entre em contato com o artista  que você deseja que pinte seu espaço. Vocês podem firmar a parceria marcando quando será feita a obra e o que é necessário para sua realização. Após o acordo, imprima o TERMO DE ANUÊNCIA*, e assinem. Este documento é importante para te resguardar em relação à polícia. Uma vez terminada sua obra, mande uma foto para o email cadastroobraafrente@gmail.com para que o mundo possa ver as OBRAS realizadas. Importante lembrar que os gastos para execução da obra serão negociados entre os responsáveis pelo espaço e os artistas - com exceção das 8 (oito) casas pré-selecionadas para a exposição de lançamento do OBRA À FRENTE, cujas despesas são de responsabilidade do projeto.

3. Cadastro de artistas

Para cadastrar-se como artista, acesse o link ARTISTAS, preencha os dados e faça o upload de uma foto de seu trabalho. O cadastro é totalmente gratuito. Depois acesse o link ESPAÇOS e entre em contato com o responsável pelo espaço que você deseja pintar. Não há limites de quantidade de casas que você pode intervir. Vocês podem firmar a parceria marcando quando será feita a obra e o que é necessário para sua realização. Após o acordo, imprima o TERMO DE ANUÊNCIA*, e assinem. Este documento é importante para te resguardar em relação à polícia. Uma vez terminada sua obra, mande uma foto para o email cadastroobraafrente@gmail.com para que o mundo possa ver as OBRAS realizadas.

 

4. Para ver opções de espaços entre no link ESPAÇOS, escolha um lugar que te agrade e converse com o responsável através do contato disponibilizado no site. Vocês podem conversar e acordar quando será feita a obra e o que é necessário para sua realização. Após firmado o contrato, imprima o TERMO DE ANUÊNCIA*, o documento é importante para te resguardar em relação à polícia. 

 

5. TERMO DE ANUÊNCIA*

Quando você escolher um espaço, você deve entrar em contato com o responsável, firmar parceria, aceitar as condições do projeto. Imprima o TERMO DE ANUÊNCIA* (sua permissão) para você e o responsável assinarem, é importante que você leve esse documento quando você for realizar sua intervenção. Se houver qualquer preocupação ou incidente, você pode entrar em contato com responsável pelo espaço para solucionar a questão. Seguindo os passos que indicamos no projeto, não terá problemas com a polícia. Nossa perspectiva é valorizar o patrimônio público, como expresso na Lei nº12.408, aprovada em maio de 2011, que descriminaliza a prática do grafite, desde que consentida pelo responsável pelo espaço ou órgão competente. 

 

6. O projeto não providencia material de produção das obras (tinta, spray, andaime, cola, etc), somente o contato entre o responsável pelo espaço e os artistas.

 

7. Condições de participação

Você deve portar o TERMO DE ANUÊNCIA* assinado e sua carteira de identidade quando for pintar. Isso impedirá que você seja apreendido por autoridades locais. O termo providenciado pelo projeto é sua permissão para pintar no espaço.  É importante que a intervenção mantenha os limites do espaço estabelecido. Esta plataforma foi criada para que todxs desfrutem, mas isso também significa que xs participantes têm responsabilidade para que tudo ocorra bem. A liberdade de expressão artística é um dos pilares de nossa plataforma. No entanto, quando vamos pintar, devemos ser responsáveis por não causar ofensas ou violar direitos humanos. Violar essas condições pode fazer com que a pessoa seja bloqueada ou até condenada criminalmente.

* O modelo de TERMO DE ANUÊNCIA disponibilizado é apenas uma referência, não havendo nenhuma vinculação ou responsabilidade jurídica dos administradores da presente plataforma com os acordos realizados entre os artistas e os responsáveis pelos espaços cadastrados.